
MEMBROS
O nosso espaço conta com a colaboração de uma equipa de profissionais especializados nos diversos serviços que disponibilizamos. A equipa que constitui a I.SENSE está baseada num modelo transdisciplinar em que todos colaboram em conjunto com a família escola e instituições para o desenvolvimento de competências para potenciar a participação nos vários contextos. Assim, toda a equipa está disponível para trabalhar em conjunto com as escolas e pais com serviços de consultoria e sessões em contexto natural (escola ou domicilio), caso seja necessidade da família/ escola.

Susana Gonçalves
Fundadora e Diretora Técnica
Terapeuta Ocupacional
Mestre em Terapia Ocupacional - especialidade Crianças e Jovens pela escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto.
Pós graduada em Integração Sensorial pela CESPU em parceria com 7senses e WPS/USC
Especialização em Avaliação e intervenção em Integração Sensorial pela WPS/USC
Leccionou várias formações na área da “Perturbação da integração sensorial no autismo”, “A integração sensorial e aprendizagem”, “Desenvolvimento normal e sinais de alerta”.
Com formação em “Aplicação do instrumento Observações clínicas”, “Avaliação transdisciplinar baseado no brincar/jogo”, “Intervenção com base na abordagem da Integração Sensorial no Autismo”, “Práticas recomendadas em Intervenção precoce”, entre outras.
Com experiência em intervenção em contexto escolar com crianças com necessidades educativas especiais, no âmbito da Intervenção precoce e em contexto de gabinete na abordagem da Integração Sensorial.

Luísa Cerqueira
Psicóloga Clínica
Psicóloga Clínica, com mestrado integrado em psicologia pela Universidade do Minho, com experiência de avaliação e intervenção com crianças e adolescentes. Utiliza essencialmente as vertentes da Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Focada nas Emoções, Terapia Narrativa, Terapia da Aceitação e Compromisso e Terapia Centrada nas Soluções, tendo em consideração as características de cada criança ou jovem.
Tem formação de avaliação de despiste da Perturbação do Espectro do Autismo e a sua área de intervenção é maioritariamente focada em crianças com perturbações do neuro desenvolvimento e do comportamento e em adolescentes com sintomatologia ansiosa ou de depressão.
A sua paixão é a ajudar as crianças e as suas famílias a evoluir da forma mais harmoniosa possível. Gosta de ar livre, mas também de um bom sofá e uma manta. O seu superpoder é o desenho e usa-o para, em sessão, tornar as teorias mais abstratas em coisas concretas e mais facilmente compreendidas pelos mais pequenos.

Rita Selas
Psicóloga Clínica
Psicóloga Clínica, com mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde.
Tem experiência na intervenção com jovens e adultos, com base numa intervenção integrativa, combinando modelos e métodos específicos, coerentes, de diferentes orientações teóricas, face à singularidade e subjetividade de cada ser humano com que se cruza na sua prática.
Apaixonada pelas relações interpessoais, acredita que o maior agente de mudança está intrinsecamente presente na relação com outras pessoas e com o mundo e, portanto, procura manter uma relação próxima, intima e incondicional com as pessoas que acompanha.
A sua área de intervenção é maioritariamente focada em jovens com perturbações do comportamento, ou com sintomatologia ansiosa ou de depressão, e com adultos que procuram conhecer-se e tornar-se agentes ativos no seu bem estar, independentemente da sintomatologia que apresentam.
Gosta de ar livre, e tudo o que envolva desportos de adrenalina.
O seu superpoder é a comunicação e usa-a para expressar as suas vulnerabilidades e ajudar pessoas a expressar as suas.

Diana Vieira
Terapeuta Ocupacional
Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.
Especializada na avaliação e intervenção em Integração Sensorial, com experiência na intervenção com crianças e jovens em contexto clínico e escolar.
Respeitando a individualidade de cada um, é dedicada na defesa dos interesses e direitos das crianças que acompanha, trabalhando em conjunto com a família e as escolas, no sentido de facilitar o seu desenvolvimento harmonioso e proporcionar-lhes a autonomia e independência que necessitam para serem indivíduos felizes, realizados, participativos e incluídos na sociedade nas diferentes fazes da sua vida.
No seu percurso, destaca-se ainda formações em Reabilitação Neuromotora, Perturbação do Espectro do Autismo, Alimentação, Dança Movimento Terapia, Brincar, Produtos e tecnologias de apoio entre outras. Privilegia a utilização da ocupação, incluindo o brincar, como instrumento de reabilitação e facilitador do desenvolvimento infantil.
Dinâmica, energética, ativa e apaixonada, o seu superpoder é a sua capacidade de usar o corpo como instrumento de expressão, criatividade e regeneração.

Ana Reis
Terapeuta Ocupacional
Licenciada em Terapia Ocupacional, pela Escola Superior de Saúde do IPP, e mestre em Terapia Ocupacional com especialização em Integração Sensorial, pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
No percurso destaca-se ainda formação “Modelo DIR/Floortime (DIR 101 – Nível I) pelo ICDL: The home of DIR and DIRFloortime”, “O brincar e Integração Sensorial”, “Integração Sensorial na Alimentação e Defecação”, “” Baby Signs ®, para profissionais nível I e II”, “Dificuldades na escrita manual”, “Terapia de Snoezelen nível 1” entre outras.
Tem experiência na intervenção em reabilitação física com adultos em contexto gabinete e hospitalar e na intervenção com crianças e jovens com necessidades educativas especiais em contexto gabinete e real.
A sua área de intervenção é maioritariamente focada em crianças com atrasos de desenvolvimento e outras perturbações do neurodesenvolvimento.
Gosta de desporto, de estar com amigos e passear ao ar livre.
O seu superpoder é o brincar e usa-o para motivar e incentivar os mais pequenos a crescer e desenvolver as suas competências de autonomia e funcionalidade.

Ana Luísa Pinho
Terapeuta Ocupacional
Terapeuta ocupacional desde 2015, apaixonada pela área infantojuvenil e intervenção junto das comunidades, sobretudo com as mais vulneráveis, por acreditar que as mudanças acontecem quando nos envolvemos e capacitamos os nossos pares.
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, com especialização em Saúde Mental Infantojuvenil e Integração Sensorial e formação em Terapia em Meio Aquático.
Proporcionar às crianças e jovens a oportunidade de brincarem, crescerem segundo os seus interesses e participarem ativamente na construção do seu futuro é um dos seus propósitos pessoais e profissionais.
Gosta da natureza, desde fazer trilhos e o mar, aos animais e plantas. Também gosta de momentos com gargalhadas genuínas e música.
O seu superpoder é a empatia e usa-a para a construir relações harmoniosas, permitindo que todos os intervenientes sejam ouvidos, promovendo comunidades mais compassivas.

Susana Sousa
Terapeuta da Fala
Licenciada em Terapia da Fala, com especialização avançada em perturbações do desenvolvimento da 1ª Infância até à adolescência. Tem experiência na intervenção com crianças e jovens em contexto clínico, domiciliar e escolar.
No seu percurso destaca-se, ainda, especialização avançada em comunicação aumentativa e alternativa, formação profissional em disfagias, no âmbito da recusa e seletividade alimentar, especialização em motricidade orofacial e formações em linguagem oral e escrita, perturbações de fluência (gaguez), voz e articulação. Com formação no programa Baby Signs.
Pressupõe que todos têm capacidades independentemente das dificuldades, e por isso ambiciona compreender e capacitar para o percurso mais adequado, procurando as estratégias mais eficazes para o desenvolvimento das crianças/jovens e as suas famílias. Acredita que a empatia é uma base fundamental em todos os processos, desafiando-se diariamente para ser cada vez melhor enquanto ser humano e profissional.
Adora praticar desporto, o sol, a praia, o mar, e tudo o que envolva o ar livre.
Os animais também são mais uma das suas perdições, incapaz de lhes resistir.
O seu superpoder é a voz, todos lhe reconhecem esta característica tão pessoal e reagem sempre que a ouvem… com entusiasmo.

Ana Filipa Dias
Terapeuta da Fala
Terapeuta da fala desde 2017.
Apaixonada pela área infantojuvenil e intervenção em contexto, acredita que a melhor forma de aprender é experimentando. Acredita que somos capazes de tudo, mas só estando disponíveis para a mudança é que estas acontecem, e para isso reconhece a necessidade de nos envolvermos e capacitarmos os contextos que nos rodeiam.
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, com especialização em Motricidade Orofacial e formação em Processamento Auditivo.
Gosta de dançar, ouvir música e de brincar. Momentos na natureza e de pura diversão com gargalhadas que até fazem doer a barriga são os seus favoritos.
Os seus superpoderes são o sorriso e falar ao coração.
Acredita que um sorriso nos lábios e uma palavra carinhosa é essencial na construção de relações sólidas, em que todos os intervenientes têm oportunidade de ouvir o outro e de se expressar.

Susana Ribeiro
Terapeuta da Fala
Terapeuta da Fala, com mestrado em Educação para a Saúde e pós-graduação em Direitos Humanos.
No seu percurso destaca-se ainda o Curso de Língua Gestual Portuguesa e formação em Perturbação do Processamento Auditivo Central, Perturbação do Espetro do Autismo, Intervenção Precoce, entre outras.
Tem experiência de intervenção em contexto escolar e clínico, bem como em equipa local de intervenção precoce. Intervém maioritariamente com crianças e jovens com dificuldades ao nível da comunicação, linguagem e fala.
Adora estar com a família, juntar-se à volta da mesa com os amigos, ver um bom filme, ouvir boa música, cozinhar e meditar. As viagens são outra das suas grandes paixões.
A Susana é uma eterna sonhadora, que acredita num mundo melhor, mais justo e onde todos têm lugar.
Acredita que a humildade, a empatia, a alegria, a ausência de juízos de valor e a resiliência, são valores fundamentais para uma sociedade mais justa, onde prevaleça a dignidade humana. Acima de tudo, acredita que o céu é o limite e que, cada um de nós, com pequenos gestos no dia-a-dia, pode fazer a diferença.
O seu superpoder é a alegria e usa-o para que mesmo perante dificuldades, o sorriso seja uma constante nos rostos de todas as crianças e jovens que acompanha.

Ana Rita Brito
Fisioterapeuta
Licenciada em Fisioterapia com as mais variadas formações na área pediátrica. Experiência na intervenção com bebés, crianças e jovens ao longo de todo seu desenvolvimento.
Na sua prática, utiliza sempre os interesses de cada bebé e criança para criar a brincadeira mais divertida, levando à sua participação ativa na intervenção, que acredita trazer resultados mais significativos. Com os jovens consegue também estabelecer uma relação próxima, de confiança e utilizar as suas potencialidades para melhoria da sua condição de saúde.
É entusiasta da alegria das crianças quando adquirem uma nova capacidade motora e conseguem explorar o seu movimento de forma livre e segura.
Intervém nas disfunções neuromúsculo-esqueléticas, neurológicas e respiratórias, desde o nascimento até à idade adulta, tentando ir sempre ao encontro das necessidades e expectativas de cada família que acompanha.
Gosta de natureza, nadar e ouvir boa música.
O seu superpoder é empatia, que lhe permite perceber o que sente o outro e ajudar a corresponder às suas expectativas.

Susana Ferreira
Professora de Educação Especial
Professora de Educação Especial, com pós-graduação em Educação Especial no Domínio Cognitivo-Motor e pós-graduação em Educação Especial no Domínio da Visão.
Tem uma experiência bastante positiva nestas áreas da Educação Especial, nomeadamente na Intervenção Precoce, incidindo no relacionamento interpessoal e no forte dinamismo. Apostando nos domínios cognitivo, emocional, social, autónomo e dando primazia à criatividade e relacionamento com crianças.
Paralelamente teve a oportunidade de desenvolver um trabalho de voluntariado (Domicílios e Hospital São João- Joãozinho) na ACREDITAR-Porto, junto de crianças com problemas oncológicos e por consequência com necessidades específicas de aprendizagem.
Gosta de fazer desporto, viajar, conviver, ir à praia e ler um bom livro.
O seu superpoder é ensinar com consciência da necessidade de ultrapassar diversos desafios, dando primazia à criatividade e relacionamento com crianças, por acreditar nos seus potenciais e dos seus familiares.

Daniela Tavares
Administrativa
Rececionista/ Administrativa desde 2020
Cativa-a o contacto direto com o público, em especial as crianças e suas famílias. Acredita que a partilha e interajuda são essenciais para o bom funcionamento da clínica e para uma boa relação com as famílias e com as crianças em todo o processo.
Licenciada em Serviço Social desde 2012, pelo Instituto Superior do Serviço Social do Porto, com experiência na área de gabinete de atendimento ao público e trabalho interinstitucional/ parcerias.
Gosta de ouvir música, estar com a sua família e adora ver filmes de terror.
Os seus superpoderes são a paciência, escuta ativa e comunicação, e usa-os para estar sempre disponível para ajudar as famílias a simplificar o processo de intervenção dos seus filhos.