top of page

Neuropsicologia infantil

A Neuropsicologia debruça-se sobre os conhecimentos e habilidades práticas necessárias para estudar o desenvolvimento neurológico normal e realizar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de transtornos e doenças do sistema nervoso e do sistema neuromuscular do ser humano desde o período neonatal até à adolescência. Une os conhecimentos e modos de fazer da neurociência básica e clínica com as matrizes impostas pelo estudo de um cérebro em contínuo desenvolvimento. 


A Neuropsicologia aplica os seus conhecimentos acerca do desenvolvimento neurológico humano e das doenças que o podem afetar para realizar o seguimento de crianças de risco assim como o diagnóstico e tratamento de patologias neurológicas durante a infância e a adolescência. Além da sua tarefa de assistência direta, a Neuropsicologia tem um papel importante na constituição de uma terapia interdisciplinar que englobe neuropsicólogos, psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais… que procuram o bem-estar das crianças e adolescentes com transtornos neurológicos e cognitivos (transtornos de atenção, de comunicação e aprendizagem, incapacidade intelectual, epilepsia, doenças neuromusculares…). 
Diagnóstico e tratamento de:


•    Transtornos do neurodesenvolvimento: atraso psicomotor, incapacidade intelectual, identificação de fenótipos condutuais, transtornos generalizados do desenvolvimento/transtornos do espectro autista, transtornos da fala e da linguagem, transtornos de aprendizagem, transtorno por défice de atenção e hiperatividade… 
•    Patologias genético-moleculares com repercussão sobre o desenvolvimento mental e neurológico;
•    Paralisia cerebral infantil;
•    Patologias associadas à epilepsia;
•    Doenças neurológicas progressivas degenerativas, etc. 

 

bottom of page