top of page

Terapia Ocupacional

Habilita para a ocupação, de forma a promover a saúde e o bem-estar. Promove a capacidade dos indivíduos para escolher, organizar e desempenhar, de forma satisfatória, as ocupações, que estes, considerem significativas.
Entende-se por ocupação tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito de cuidar de si própria (autocuidados), desfrutar da vida (lazer) ou contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade (produtividade). Estas ocupações podem ser tão elementares como alimentar-se ou vestir-se ou tão elaboradas como conduzir um carro ou desempenhar uma atividade laboral.

 

A intervenção de um terapeuta ocupacional em pediatria pode abranger problemas sensório-motoras, psicológicas e psicossociais e nas diferentes áreas de desempenho ( atividades da vida diária, atividades escolares, participação social , brincar e lazer).


O Terapeuta Ocupacional pode intervir junto de crianças e/ou adolescentes com problemas diversos aos nivel do desenvolvimento psicomotor, síndromes específicos, e que impossibilitem um bom desempenho ocupacional.
Como exemplo de sinais de alerta a requerer avaliação e possível intervenção em Terapia ocupacional pode mencionar-se : atraso no desenvolvimento sensório-motor; dificuldades de coordenação (global/fina); dificuldades de aprendizagem; dificuldades na participação em atividades diárias, escolares ou de brincar.
 

bottom of page