top of page

Terapia da Fala

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pelo “desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não-verbal” (Decreto-Lei nº 564/99 de 21 de dezembro). Nem perspetiva mais abrangente, este é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção, gestão e investigação científica das perturbações da comunicação humana e deglutição (IALP, 2010).


Os Terapeutas da Fala, segundo a ASHA (2010), servem indivíduos, famílias e grupos de diferentes contextos linguísticos e culturais. Os serviços são prestados com base na aplicação da melhor evidência de pesquisa disponível, a utilização de julgamentos clínicos especialistas, e considerando preferências e valores individuais dos clientes.

 

Os Terapeutas da Fala tratam da comunicação típica e atípica e deglutição nas seguintes áreas: produção dos sons da fala; ressonância; voz; fluência; linguagem (compreensão e expressão); alimentação e deglutição. 
 

bottom of page